Hackers derrubam site do Itaú e prometem novos ataques

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Hackers ligados ao grupo ciberativista Anonymous realizaram uma série de ataques a sites bancários brasileiros. Um deles, o do banco Itaú, chegou a ser tirado do ar nesta segunda-feira.

A motivação para o ataque foi sociopolítica. O grupo responsável alegou ser um protesto à corrupção e injustiça financeira presentes no país.
Segundo o perfil no Twitter @AnonBRNews, o ataque conjunto foi somado aos grupos @iPiratesGroup e @AntiSecBrTeam, que também agregam pessoas ciberativistas.
A ação estava marcada para começar por volta das 10h. Logo após esse horário, o site do banco Itaú-Unibanco foi tirado do ar.
No mesmo dia, a assessoria do banco informou a indisponibilidade de seus serviços online, que funcionou de forma intermitente nesta segunda-feira (30).
O comunicado do Itaú dizia que "houve indisponibilidade em seu site durante alguns momentos de hoje (segunda-feira), mas a normalidade foi retomada em seguida".
O perfil #OpWeeksPayment do grupo do Anonymous ainda postou, por voltadas 16h, o que serviu de alerta aos usuários de bancos online: "tenho dó de quem se arrisca a fazer transações eletrônicas no meio do fogo cruzado!"
Segundo os posts dos hackers no microblog, outros ataques ainda serão realizados nesta semana. A intenção é deixar a cada dia um serviço de internet banking fora do ar por pelo menos 12 horas.
O motivo da escolha das datas também foi explicado pelo Anonymous. Como esta semana concentra os dias em que a maioria das empresas fazem o pagamento de salários a seus funcionários, a demanda destes serviços seriam maiores. Logo, a ação tem um maior impacto.
O grupo não divulgou, até agora, quais os próximos alvos do ataque conjunto.
Veja o comunicado do Itaú na íntegra:
"O Itaú Unibanco informa que houve indisponibilidade em seu site durante alguns momentos hoje, mas a normalidade foi retomada em seguida. Importante lembrar que todos os demais canais eletrônicos estavam disponíveis para as operações dos clientes. Caso encontrem dificuldade, os clientes têm à disposição o telefone (30Horas), 29 mil caixas eletrônicos onde podem fazer mais de 300 operações, além de toda a rede de agências, que hoje somam cerca de 5 mil em todo o país."

 Via: PortalValeGospel.com
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