
Nenhuma palavra expressa com tanta precisão ou com tanta eloquência o senso moderno ou pós-moderno de impotência como a palavra "alienação". Frases como: "sou alienado" significa dizer: "Não consigo mais me relacionar com a sociedade e, o que é ainda pior, não há nada que eu possa fazer". Acredito que a alienação cristã tem sido a pior na atualidade, ver cristãos paralisados e alienados com os acontecimentos que nos arrodeiam é uma tristeza, infelizmente estes caíram na teia de Marx.
Quem popularizou este termo foi o Alemão Karl Max, porém ele se referia a uma ordem econômica na qual os trabalhadores, por serem os seus produtos vendidos pelos donos das grandes fabricas, eram pois, assim, ALIENADOS dos frutos do seu labor. Os marxistas contemporâneos aplicam a palavra num sentindo mais amplo. Para entender melhor este posicionamento veja nas palavras de Jimmy Reider, que foi membro do conselho comunista de Glasgow, Escócia:
"Alienação é o grito dos homens que se setem vítimas de forças econômicas cegas que estão além do seu controle [...] a frustração das pessoas comuns que são excluídas dos processos decisórios".
Alienação, portanto, é o sentimento de impotência política, econômica e principalmente Religiosa, ver os cegos ideias do poder institucionalizado, seguirem implacavelmente seu caminho, como que um rio impetuoso segue seu caminho, sem respeitar obstáculos assim são os que detêm o poder e querem implantar seus valores ideológicos na mente da sociedade cauterizada, e os Cristãos?
Infelizmente não querem se envolver, ou seja, estão ALIENADOS, diante deste sistema, não passando de meros espectadores, com um sentimento de que somos incapazes de influenciar, isto chama-se Alienação, e tem muitos Cristãos nesta situação.
Para mim é uma tristeza ver Cristãos se deixarem levar pela Alienação, dizer que está luta não é nossa, é no mínimo uma falta de conhecimento historiográfico do Cristianismo, sabemos que as dificuldades são grandes, sem falar que são de igual modo complexas, porém a alienação não pode nos tirar a capacidade de raciocinar de forma Cristã e lutar pelos valores Bíblicos.
Concluo dizendo que: A maré vazante da fé Cristã nos dias atuais tem nos deixado no seco. Além disso, os seres humanos são egoístas e a sociedade está podre, e, contar com uma transformação social é irrealismo total. Que Deus desperte a Igreja Militante deste mal terrível chamado ALIENAÇÃO.
Por: Fábbio Xavier Cândido Dumonte
Teólogo e Graduando em História
Via: www.PortalValeGospel.com
Só aceitaremos comentários com identificação, sem ofensas ou palavrões.