Uruguai - País tema do culto de missões na AD no último domingo

Samuel Laudilio
0
Pr. Vice-presidente Marcos Cunha

Todo segundo domingo do mês é realizado o Culto de Missões da Assembléia de Deus (Min. Missões) em todo campo de Juazeiro-Bahia.


Nesse último domingo, dia 12/07/2015 o Pr. vice-presidente Marcos da Cunha Pereira juntamente com sua esposa a missionária Hayran, estiveram presentes em Carnaíba do Sertão (distrito de Juazeiro) ao lado do Pb. Edivaldo (líder da igreja local).


Foi um culto de reflexão para os fieis da igreja e também de adquirição de conhecimentos básicos a respeito do país tema do mês, Uruguai.

Pb. Edivaldo (Líder local)
Líder local Pb. Edivaldo 
RESUMÃO DO PERFIL URUGUAIO
DADOS PRINCIPAIS:
Área: 176.215 km²
Capital: Montevidéu
População: 3,5 milhões de habitantes (estimativa 2014)
Moeda: Peso uruguaio
Nome Oficial:  República Oriental do Uruguai
Nacionalidade: Uruguaia
Data Nacional: 25 de agosto (Dia da Independência)
Governo: República presidencialista
Divisão administrativa: 19 departamentos

GEOGRAFIA:
Localização: sul da América do Sul
Cidade Principais: Montevidéu, Salto, Paysandú e Las Piedras.
Densidade Demográfica: 20 hab./km2
Fuso Horário: o mesmo horário de Brasília
Clima: subtropical

DADOS CULTURAIS E SOCIAIS:
Composição da População: europeus ibéricos e meridionais 88%, eurameríndios 8%, afro-americanos 4%
Idioma:  espanhol (oficial)
Religião: 
51,9% são católicos,
16,7% são cristãos não católicos,
0,8% são animistas ou umbandistas (religiões de origem africana),
0,2% judeus.
1,1% declararam acreditar em um Deus, mas não pertencem a nenhuma religião,
29,4% declararam ser ateus e/ou agnósticos (Pesquisa da dECON-FCS (Religiãoe Religiosidade 2008 em Uruguai)

Alfabetização: 98.5% (referência: ano de 2015 da CIA - Agência de Inteligência dos Estados Unidos)
IDH: 0,792 (Pnud 2012) - alto
Expectativa de vida: 76,9 anos (referência: ano de 2013)
Crescimento demográfico: 0,3% ao ano (entre 2010 e 2015)

ECONOMIA:
Produtos Agrícolas: cana-de-açúcar, arroz, trigo, cevada, milho, batata, sorgo e outros cereais.
Pecuária: bovinos, caprinos, ovinos e aves.
Mineração:  ouro e pedras semipreciosas.
Indústria: alimentícia, vestuário, petroquímica, têxtil, carvão, química, bebidas, veículos e artigos de couro

Renda per capita:  US$ 15.180 (referência: ano de 2013).
PIB: US$ 55,7 bilhões (referência: ano de 2013)

O PAÍS E A RELIGIÃO...
O Uruguai é um país Laico onde existe grande liberdade de religiões e de cultos. É um país que conta com uma divisão entre a igreja e o estado com quase um século de antiguidade. Nas ruas respira-se um ambiente de liberdade religiosa e de tolerância.
Dentro das distintas religiões, a que mais se destaca é a católica, com cerca de 52 %, no entanto, outras religiões minoritárias como a judia e a protestante também são importantes.

O Uruguai não tem religião oficial e, portanto, igreja e Estado estão oficialmente separados,24 enquanto a liberdade religiosa é garantia constitucional. 
Uma pesquisa realizada em 2008 pela Universidade de La República, Curso de Ciências sociais, dECON-FCS (uma das univerdades mais famosas do Uruguai) apontou o catolicismo como a principal religião, com 51,9% da população; 16,7% são cristãos não católicos, 0,8% são animistas ou umbandistas (religiões de origem africana) e 0,2% judeus. 1,1% declararam acreditar em um Deus, mas não pertencem a nenhuma religião, enquanto 29,4% declararam ser ateus ou agnósticos.60
Entre a grande comunidade 
armênia em Montevidéu, a religião dominante é o cristianismo, especificamente a Igreja Apostólica Armênia.61

Religião e Religiosidade

Analisando os resultados por nível de escolaridade, verificou-se que uma proporção maior
de pessoas com ensino superior entre os não-crentes e católicos. Outro fato a notar é que os protestantes são aqueles com níveis educacionais mais baixos. Lehrer (2004), com dados para os Estados Unidos, os judeus são os únicos com o níveis de ensino superior, enquanto os protestantes fundamentalistas são os que tem os mais baixos níveis educacionais.
Na mesma linha Rossi (2009) afirma que a América Latina pertence a denominação evangélica e tem baixos níveis de escolaridade. Por sua vez, na comparação internacional são pessoas de relações negativas entre o nível de escolaridade e a proporção de igrejas evangélicas no país.

Quanto à religiosidade, medida pela frequência de comparecimento à igreja, encontramos
que, embora os católicos são o maior grupo, mais da metade diz nunca assistir
serviços religiosos. Os protestantes são os que mais frequentam templos (uma ou mais vezes por semana).

Tenha em mente que as práticas religiosas podem ser públicas ou privadas.
Em freqüência ao templo pode ser visto como pública e oração ou particular reflexão religiosa.
Como no caso da assistência ao templo, o mais ativo na prática privada são
protestantes, numa proporção muito maior do que os católicos.
No entanto, a pesquisa destaca  o fato de que 9% das pessoas dizem que se sentem perto de qualquer religião e pratica oração no setor privado, o que mostra que a religiosidade é um conceito mais amplo do que denominação religiosa.

Religião e Política
Um grupo de questões que visam sensibilizar foram incluídos na pesquisa as opiniões que as pessoas têm sobre o papel da religião na sociedade. Em um país secular como o Uruguai, é interessante saber que opinião tem indivíduos com relação ao papel dos líderes religiosos na política, notando que 2 a cada 3 pessoas têm uma forte opinião sobre a não-intervenção de líderes religiosos na política e na governação.

Tolerância
Sem dúvidas um dos países mais tolerantes do mundo que possui um laicismo radical gerando grande respeito às religiões.
A formação tem um peso significativo deste tipo de opiniões. Os maiores percentuais de atitude negativa estão entre aqueles menos educados, excepto no caso dos cristãos, onde existem diferenças
por nível de ensino.
Curiosamente, embora em menor grau do que menor escolaridade, aqueles com ensino superior têm uma proporção maior de opiniões negativas em relação aos muçulmanos e judeus. É mais informações sobre conflitos territoriais de origem e/ou religião que faz essas opiniões? Ou respostas
de preconceitos e/ou ignorância?

Assunto a destacar
Embora Uruguai é considerado um dos países mais seculares da região, estes resultados mostram que uma proporção elevada da população que é declarado pertencente a uma religião, confirmando a forte tradição católica do país. Mas como pode ser visto em todo o mundo, encontramos uma baixa intensidade prática religiosa em todas as religiões.
De qualquer forma, e embora não se tem dados anteriores para observar o evolução desses fenômenos, parece haver uma tendência a espiritualidade fora de áreas formais da religião. Isto é evidenciado por um aumento significativo número de pessoas que afirmam prática religiosa desenvolvidas no setor privado e têm crenças que, apesar do tipo religioso, não podem ser associados com a religião que afirmam professar.
Além disso, os pontos de vista dos inquiridos sobre a influência que a religião deve
ter sobre a política do país mostra como entrincheirado o conceito de laicidade da
cultura. Este recurso é mais prevalente entre aqueles mais educados.

Embora exista em nossa crença imaginário social de ser um país tolerante, onde investigar este aspecto, encontramos algumas evidências de que a intolerância religiosa do país poderiam estar associados com o preconceito, a ignorância ou o baseamento em informações de conflitos religiosos globais

O Uruguai tem uma das taxas de alfabetização mais elevadas da América do Sul: 98.5%.
A escolarização é obrigatória durante seis anos; se os alunos tiverem bons resultados aos exames nacionais, têm o direito de entrar numa escola secundária, subvencionada pelo Estado. Entre as instituições do ensino superior, pode-se citar a universidade de La República (1849) e quase 40 estabelecimentos para a formação dos professores.
País de colonização recente, da cultura uruguaia é dominado pelas tradições europeias, em especial espanholas e italianas. As referências culturais são Roma, Madrid, Paris. O Uruguai é influenciado igualmente pelos seus países vizinhos, como a Argentina, nomeadamente nos domínios da música e as danças folclóricas, onde o gaúcho ocupa um lugar preponderante. Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante.

É considerado um dos países menos evangelizados na América Latina e o menor número de fiéis de todo o continente da América do Sul.

É um grande desafio para a Igreja Uruguaia.
-Até o momento não há uma igreja evangélica de expressão maior; sendo que sua maioria são igrejas neopentecostais. A Igreja Universal do Reino de Deus tem o maior templo do país
-Há uma resistência ao evangelho;
-Cultura com tendência ateísta;
-Apesar desta cultura ateísta, há partes da população que se envolvem com filosofias orientais, misticismo, afros e práticas gnósticas;
-A principal característica da população é o isolamento, ou seja, poucos relacionamentos, janelas quase sempre fechadas, atividades individuais (leitura, TV, etc.);
-O nível educacional é alto.

Pontos positivos:
-Quando convertidos são zelosos e fiéis;
-Possuem uma forte tendência de aprofundamento bíblico;
-Tornam-se amigos e dispostos na obra de Deus;
(A melhor forma para o evangelismo é o relacionamento).

MAIS DETALHES DA NAÇÃO...
Uruguai 5 6 (em castelhanoUruguaypronunciado: [uɾuˈɣwaj]), oficialmente República Oriental do Uruguai (em espanholRepública Oriental del Uruguaypronunciado: [reˈpuβlika oɾjenˈtal del uɾuˈɣwai]), é um país localizado na parte sudeste da América do Sul. É a casa de cerca de 3,5 milhões de pessoas,7 dos quais 1,8 milhão vivem na capital, Montevidéu, e em sua área metropolitana. Estima-se que entre 88% e 94% da população possua ascendência principalmente europeia ou mestiça.

O Uruguai é um dos países economicamente mais desenvolvidos da 
América do Sul, com um dos maiores PIB per capita, em 48.º lugar no índice de qualidade de vida (2011) e no 1.º em qualidade de vida/desenvolvimento humano na América Latina, quando adesigualdade é considerada.10 Foi o país latino-americano melhor classificado no Índice de Prosperidade Legatum.11 Durante a crise financeira de 2008–2009, o país foi o único do continente americano que não passou por uma recessão econômica técnica (dois trimestres consecutivos de retração).12 O Uruguai é reembolsado pela Organização das Nações Unidas pela maioria dos seus gastos militares, visto que a maior parte desses gastos é implantada nas forças de paz da ONU.

O país é conhecido por ser pioneiro em medidas relacionadas com 
direitos civis e democratização da sociedade.13 
Em 1907, foi o primeiro país a legalizar o divórcio e, em 1932, o segundo país da América a conceder às mulheres o direito ao voto.13 Em 2007, foi o primeiro país sul-americano a legalizar uniões civis entre pessoas do mesmo sexo 14 e a permitir a adoção homoparental.15 Em 2013, o país se tornou a segunda nação sul-americana a aprovar o casamento entre pessoas do mesmo sexo 16 e o primeiro do mundo a legalizar o cultivo, a venda e o consumo de cannabis ( planta da maconha). Conheçaa primeira igreja da maconha.


FIQUE SABENDO...
Qual foi o primeiro país do mundo a legalizar o casamento gay? Holandaem 2001
Primeiro país a aceitar a união civil entre pessoas do mesmo sexo? Dinamarcaem 1989

HISTÓRIA
Clique aqui para conferir a história do país... 

CLIMA
Localizado inteiramente dentro de uma zona temperada, o Uruguai tem um clima que é relativamente ameno e bastante uniforme em todo o país.47 As variações sazonais são pronunciadas, mas temperaturas extremas são raras.47
A temperatura média para o mês de julho varia de 12 °C em Salto, no norte, a 9 °C em Montevidéu, no sul.22 O mês de janeiro, em pleno verão, varia de uma média de 26 °C em Salto a 22 °C em Montevidéu.22 Temperaturas extremas nacionais ao nível do mar foram registradas na cidade de Paysandú (44 °C em 20 de janeiro de 1943) e na cidade de Melo (-11,0 °C em 14 de junho de 1967).48

DEMOGRAFIA
Segundo os resultados do censo de 2004, a população uruguaia ascendia a 3.241.203 habitantes, com uma taxa de crescimento anual de 3,2 % em relação ao censo de 1996, ano em que a população era de 3 163 763. A baixa taxa de crescimento populacional observada entre 1996 e 2004 é ainda inferior à registrada entre 1985 e 1996, quando a taxa foi de 6,4 %. O baixo crescimento da população corresponde a uma diminuição progressiva da taxa de fecundidade e nos câmbios migratórios. A população estimada para 30 de junho de 2010 é de 3 356 584, com uma densidade demográfica de 19 habitantes por quilômetro quadrado.49

IDIOMA
O espanhol uruguaio tem algumas modificações devido ao número considerável de imigrantes italianos. Como é o caso da vizinha Argentina, o Uruguai emprega tanto o voseo quanto o yeismo (com [ʃ] ou [ʒ]). O inglês é comum no mundo dos negócios e seu estudo tem aumentado significativamente nos últimos anos, especialmente entre os jovens. No entanto, ainda é uma língua minoritária, como são o francês, o italiano, o alemão e o português, este falado na região norte, perto da fronteira brasileira.53 O Uruguai é um dos poucos países não lusófonos em que o ensino da língua portuguesa é obrigatório. O português é ensinado a partir do 6º ano de escolaridade.54 Como poucos povos indígenas existem na população, as línguas indígenas são pouco presentes no Uruguai.55

COMPOSIÇÃO ÉTNICA
Um estudo genético de 2006 encontrou os seguintes resultados para a população de Cerro Largo: contribuição europeia de 82%, contribuição indígena de 8% e contribuição africana de 10%. Esse foi o resultado para o DNA autossômico, o que se herda tanto do pai quanto da mãe e permite inferir toda a ancestralidade de um indivíduo. Na linhagem materna, DNA mitocondrial, os resultados encontrados para Cerro Largo foram: contribuição europeia de 49%, contribuição indígena de 30%, e contribuição africana de 21%.59

POLÍTICA
O Uruguai é uma república democrática representativa, com um sistema presidencial68 Os membros do governo são eleitos para um mandato de cinco anos por um sistema de sufrágio universal.68 O Uruguai é um Estado unitário: justiça, educação, saúde, segurança externa, política e defesa são administradas em todo o país.68 O poder executivo é exercido pelo presidente e por um gabinete de 13 ministros.68

Tabaré Ramón Vázquez Rosas (Montevidéu17 de janeiro de 1940) é um médicopolítico e atual presidente da República Oriental do Uruguai. Foi presidente de 2005 até 2010 e novamente eleito em novembro de 2014 para o período de 2015–2020, sucedendo a seu correligionário de partido José Mujica, que lhe tinha sucedido em 2010.1

GEOGRAFIA
Com 176 214 km² de área territorial e 142 199 km² de água jurisdicionais e pequenas ilhas pluviais,21 o Uruguai é o segundo menor país soberano na América do Sul (depois do Suriname) e o terceiro menor em território (Guiana Francesa é o menor). O Uruguai é o segundo menor país daAmérica do Sul e a sua paisagem é constituída principalmente por planícies e colinas baixas (coxilhas), com uma planície costeira fértil. A terra está ocupada na sua maior parte por pradarias, ideais para a criação de bovinos e ovinos. O país tem um litoral de 660 quilômetros de extensão.21
  
PESQUISA I
Valor
Categoría
Total
1
Cristãos Católicos
51.9%
2
Cristãos Protestantes
13.0%
3
Outros Cristãos
3,7%
4
Judeus
0.2%
5
Budistas
0,0001 %
6
Afros
0,8%
7
Crentes sem religião
1,1%
8
Não creem Deus / Agnósticos
29,4%
9
Total
100%
  
PESQUISA II
Valor
Categoría
Casos
1
Cristãos Católicos
59896
45.7%
2
Cristãos não Católicos
11765
9.0%
3
Judeus
522
0.4%
4
Animistas e Umbandistas
836
0.6%
5
Somente creem em Deus
39456
30.1%
6
Ateus
15727
12.0%
7
Agnósticos
2612
2.0%
8
Outros
308
0.2%

ECONOMIA
Economia do Uruguai depende fortemente do comércio, particularmente das exportações agrícolas, deixando o país vulnerável às flutuações nos preços das commodities.Entre os anos de 2007 e 2009 o Uruguai foi o único país das Américas que passou por uma recessão econômica técnica (dois trimestres consecutivos de retração).91
De acordo com a Organização das Nações Unidas para Alimentação e Agricultura (FAO), o Uruguai é um dos maiores produtores mundiais de soja (9°), de  (12º), carne de cavalo (14°), cera de abelha (14°) e marmelos (17°). A maioria das fazendas uruguaias são de gestão familiar, sendo que a carne e lã representam as principais atividades e a principal fonte de renda para 65% delas, seguido pelo cultivo de vegetais com 12%, a produção leiteira com 11%, criação de porcos e de aves, com 2% cada. A carne bovina é o principal produto de exportação do país, totalizando mais de 1 bilhão de dólares em 2006.96
Em 2007, o Uruguai tinha rebanhos bovinos no montante de 12 milhões de cabeças, o que o torna o país com o maior número de animais per capita, em 3,8. No entanto, 54% deles estão nas mãos de 11% dos agricultores, que têm um mínimo de 500 cabeças. No outro extremo, 38% dos agricultores exploram pequenos lotes e têm rebanhos com média abaixo de cem cabeças.96

TURISMO
Em relação à sua pequena área territorial e população, o Uruguai é um destino turístico internacional popular e abriga também um vigoroso mercado turístico doméstico. Além de polos turísticos consolidados, como as praias dos departamentos de Canelones e Maldonado, onde está localizada Punta del Este, estâncias turísticas desenvolveram-se recentemente, mostrando a cultura gaúcha do Uruguai, fazendas históricas e os recursos naturais do país. Em áreas agrícolas e pouco habitadas, a oeste da capital uruguaia ao longo do rio da Prata, está Colônia do Sacramento. Fundada pelo Império Português em 1680, manteve-se um ponto de discórdia entre os portugueses e o Império Espanhol por mais de um século e hoje preserva muito da arquitetura e dos pavimentos da era colonial. Em 1995, a cidade foi declarada Patrimônio Mundial pela UNESCO.99 100

EDUCAÇÃO
98.5% da população é alfabetizada (referência: ano de 2015 da CIA).
educação no Uruguai é secular, livre113 e obrigatória por 14 anos, a partir dos 4 anos de idade.114 O sistema é dividido em seis níveis de ensino:jardim de infância (3-5 anos); primário (6-11 anos); secundário (15-17 anos); superior (18 e acima) e pós-graduação.114

SAÚDE
O Uruguai tem um sistema de saúde misto (público e privado). O Ministério da Saúde é responsável pela padronização, avaliação e monitoramento da assistência médica pública e privada em todo o país. De acordo com o Sindicato Médico do Uruguai, estavam em atividade em 30 de junho de 2010 cerca de 14 726 médicos, com uma alta taxa de densidade média.117

ENERGIA
De acordo com a Direção Nacional de Energia e Tecnologia Nuclear (DNETN), a geração de energia eólica é um dos recursos internos com melhor potencial no Uruguai para o médio e longo prazo.120A capacidade elétrica instalada em 2009 no Uruguai era de 2 510,5 MW (incluindo a Represa de Salto Grande, que é binacional). Da capacidade instalada, hidroelétrica responde por 63%, sendo o restante proveniente principalmente da energia térmica e uma pequena parcela da eólica e dabiomassa.Nos últimos anos, os uruguaios enfrentaram problemas no sistema elétrico para suprir o aumento crescente da demanda de seu mercado interno. Em anos de baixa precipitação, há uma elevada dependência das importações de energia do Brasil e da Argentina. As exportações têm sido historicamente insignificantes.120 122

CULTURA
Como a Argentina, o Uruguai tem cultura marcadamente europeia, com características parecidas na linguagem e nos costumes. É cultivada a tradição gaúcha nascida nos pampas argentinos, uruguaios e rio-grandenses (o que pode ser visto na Fiesta de la Patria Gaucha de Tacuarembo e no Museo del Gaucho de Montevidéu). Ao contrário de muitos países da América do Sul, a influência indígena é extremamente distante, mas muito presente na indumentária, danças e costumes gaúchos. A taxa de analfabetismo é quase nula e a imprensa é livre e atuante. São inúmeras as instituições culturais, públicas e privadas, sobretudo em Montevidéu.22

SIGNIFICADO DA BANDEIRA

As nove listras da bandeira uruguaia representam os nove departamentos que formavam o Uruguai no começo do século XIX (atualmente são 19 departamentos).
O Sol de Maio é uma representação do deus Inti (principal deus da religião inca).
Já as cores principais (branco, azul e amarelo) simbolizam os ideais revolucionários da Igualdade, Liberdade e Fraternidade. Estes ideais eram os mesmo da Revolução Francesa (1789).
A bandeira do Uruguai foi adotada através de leis em 18 de dezembro de 1828.
________________________________________________________________________________
Redação: Samuel Laudilio - Portal Vale Gospel
Informações: Faculdade de Ciências Sociais da Universidade de La República Uruguai / G1 Rede Globo / Universo Online - UOL Notícias / Estadão / BBC Brasil / Projeto Missão Global / Wikipédia / Sua Pesquisa / Instituto de Estatística Nacional do Uruguai
Rossi, M. (2009): “Three essays on social capital”, PhD Thesis. Universidade de Granada. 
Lehrer, E. (2004): “Religious as a determinant of economic and demographic behavior in the United States”. D.P. IZA. 


Postar um comentário

0Comentários

Só aceitaremos comentários com identificação, sem ofensas ou palavrões.

Postar um comentário (0)