A Embrapa Semiárido prepara mais um
seminário durante a Feira Nacional da Agricultura Irrigada (Fenagri),
cuja 23ª edição foi aberta oficialmente na noite de ontem (23), no
Centro de Convenções de Petrolina.
Este ano o ano o tema escolhido será a
eficiência no uso de recursos para garantir uma agricultura sustentável.
O evento está marcado para começar às 8h, no auditório do Senai, e se
estenderá até o final da tarde, com uma programação que inclui
apresentação de painéis e várias palestras que abordarão assuntos como
uso racional da água e de fertilizantes, manejo fitossanitário dos
cultivos irrigados e mercado e comercialização dos produtos.
O objetivo do seminário é transmitir aos
produtores locais informações sobre as maneiras mais adequadas – e
eficientes – para tornar a produção agrícola uma atividade sustentável.
No caso da região, o foco será a fruticultura irrigada.
Segundo o pesquisador da Embrapa, Joston
Simão de Assis (foto), para garantir o padrão elevado das frutas ao
mercado externo, os fruticultores do polo Petrolina/Juazeiro precisam
manter a competitividade diante do momento de turbulência econômica pelo
qual o mundo vive atualmente.
Tecnologias
Ele explica que a Embrapa Semiárido
conseguiu desenvolver tecnologias que permitem economizar no uso de
recursos naturais dos insumos (energia elétrica, água, agrotóxicos e
agroquímicos). O trabalho, explica Joston, dará aos fruticultores a
chance preciosa de manterem o estatus do Vale do São Francisco como
grande exportador. “Essas tecnologias são compatíveis com a
permanente disputa por mercado, principalmente no que se refere a
mercado internacional”, avalia.
Além da Embrapa, a Prefeitura de
Petrolina ajuda a realizar o seminário, que conta com o apoio do Itep,
Uneb, AM Export e Senai. As inscrições são gratuitas e podem ser
realizadas no local do evento.
Fonte:CarlosBritto.com Via: www.PortalValeGospel.com


Só aceitaremos comentários com identificação, sem ofensas ou palavrões.